domingo, 13 de abril de 2014


MEU  VASCO  MAIS  UMA  VEZ  É  VICE.

E MAIS UM  CASO DE RACISMO NO FUTEBOL. AGORA POR PARTE DE UM JORNALISTA.


Domingo de decisões nos campeonatos estaduais. E como sempre eu na esperança de ver meu Vasco levar o caneco, depois de 11 anos sem vitórias, desde 2003. Até os 45 minutos do segundo tempo eu já entoava o hino:
 Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o meu pendão/Tu tens o nome do heróico português
Vasco da Gama sua fama assim se fez...
Mas fui surpreendida e um gol (impedido) do Flamengo, cortou meu canto pela metade. Fiquei pronta para as brincadeiras dos amigos que diriam: “Vice mais uma vez” “Ainda não se acostumou a ser vice?” Entre outras brincadeiras.
Porém sempre deixo claro meu amor incodicional pelo Vasco e pelo futebol em geral. E cantando o grande Ivan Lins, entoei com voz embargada:
Desesperar jamais/Aprendemos muito nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento/Entregar o jogo no primeiro tempo/Nada de correr da raia... Mas parei, porque, enfim, mais uma vez morremos na praia.
Mas nunca esquecerei o meu Vasco. Vasco de Roberto Dinamite. Meu Vasco que foi o primeiro time brasileiro que teve jogadores negros, quebrando paradigmas de que futebol era esporte de elite. Alguns dizem que foi o time carioca Bangu Atlético Clube, com seu primeiro jogador negro, Francisco Carregal, que seja. Mas a verdade é que diferente do Flamengo em que seus jogadores negros tinham que colocar toucas e luvas para esconder a cor e o cabelo, o Vasco no início do Século XX colocou em campo seu time misto com negros, brancos e mulatos. E o time do Fluminense, mandava seus jogadores negros passarem pó de arroz no rosto. Por isso  tem uma torcida chamada Pó de Arroz. era o time mais racista. Falo isso sempre para mostrar os requisitos que me fizeram ser Vascaína.  
E hoje presenciamos mais um ato de preconceito, dessa vez por parte de um jornalista da TV Tibagi, afiliada do SBT em Maringá, no Noroeste do Paraná. Que neste domingo durante a final do Campeonato Paranaense, disputado entre o time da casa e o Londrina. O apresentador Dorival Santos teria xingado o jogador Maycon Silva, do Londrina, de “macaco”, logo após ele marcar o gol que abriu o placar. Ele foi preso por suposto ato de racismo.  
            Fica meu repúdio ao preconceito seja ele qual for.
Adhemar Ferreira da Silva, atleta olímpico vascaíno que fez história 

Elenco campeão Carioca em 1Elenco campeão Carioca em 1923










           



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.